Saúde em Pauta

Telemedicina – cinco vantagens para as empresas

Saúde

A telemedicina foi um dos grandes avanços da saúde em resposta a pandemia do novo coronavírus. Esse atendimento à distância tem ajudado a evitar que os pacientes precisem sair do isolamento e procurar atendimento em unidades de saúde.

Sendo assim, além de agilizar a resolução de problemas menos graves, a telemedicina também contribui para o trabalho dos profissionais de saúde que puderam se dedicar aos casos que necessitam de maior atenção.

Outra questão, é que pacientes confirmados ou com suspeitas da doença passaram a receber assistência remota, reduzindo deslocamentos e a maior circulação do vírus.

Além disso, a telemedicina tem grande potencial para o futuro da saúde, sendo uma aliada na gestão do autocuidado e no atendimento de trabalhadores que permanecem em trabalho remoto.

Vantagens para as empresas

A telemedicina ainda trouxe muitas vantagens para as empresas, auxiliando na prevenção e acompanhamento da saúde dos funcionários.

  • Menor custo do que a rede credenciada – geralmente, o custo do atendimento por telemedicina é menor do que uma consulta de emergência ou eletiva realizada pelo plano de saúde.
  • Otimização do tempo – os dados ficam armazenados de maneira digital, o que reduz o tempo para o envio de informações entre médico, paciente e empresa.
  • Facilidade na troca de informações – a comunicação entre médicos, clínicas e outros especialistas contribui para a conclusão de diagnósticos, evitando que o funcionário precise comparecer diversas vezes no consultório ou procurar vários especialistas.
  • Rapidez no tratamento – profissionais que residem em locais mais afastados têm acesso facilitado a médicos especialistas que estão nos grandes centros urbanos.
  • Segurança de dados – as informações são armazenadas de forma eficiência, garantido o sigilo de informação entre médico e paciente.

 Telemedicina na prática

O uso da telemedicina foi regulamentado em 2002 e alguns serviços tinham a prática estabelecida de forma mais abrangente, como é o caso da psicoterapia. Mas com a pandemia, o atendimento remoto se consolidou, disponibilizando o acesso a diversas formas de atendimento.

Com isso, as pessoas passaram a contar com plataformas online para consultas por videochamada e  teleconsultas. Além disso, também foram agregadas as orientações com profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição e educação física.

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