Saúde em Pauta

Saúde emocional – cem dias de quarentena

Saúde

Saúde emocional – Pouco mais de cem dias de quarentena se passaram e muitas coisas mudaram. Das rotinas comuns do dia a dia como ir ao trabalho, levar as crianças na escola, o almoço em família ou a confraternização entre amigos, praticamente tudo se transformou numa realidade suspensa.

Assim como, uma simples ida ao mercado tem sido uma atividade desafiadora. As relações tiveram que ser resumidas às ligações, videochamadas e ao contato virtual. A adaptação foi necessária em muitos aspectos.

Porém, talvez, a mudança mais significativa aconteceu intimamente, na saúde emocional das pessoas. Nesses cem dias foi preciso trabalhar uma reclusão interna. Como aquele mantra recorrente em que se deve viver um dia de cada vez.

Buscar apoio se tornou algo necessário, já que entender como o momento vivido afeta o controle das emoções tem sido muito importante. Nesse sentido, o trabalho de autoconhecimento é essencial.

Entretanto, nem sempre, a tarefa de manter a saúde emocional é fácil. É comum que as pessoas se deparem com a insegurança do que ainda está por vir e de como será o futuro. Por isso muitas pessoas têm procurado ajuda profissional, principalmente de maneira remota.

Psicoterapia online

De acordo com informações do Conselho Federal de Psicologia, somente nos meses de março e abril deste ano foram registrados mais de 51 mil novos pedidos de profissionais para atendimento virtual. Esse número superou todas as solicitações da história, cerca 30 mil ao todo até fevereiro deste ano.

As plataformas online se tornaram uma solução eficaz ao isolamento e à segurança de profissionais e pacientes. Essa tendência não deve ser passageira e os dados demonstram que os profissionais também avaliam isso.

Benefícios da psicoterapia online para a saúde emocional

Superar os problemas emocionais com o acompanhamento psicológico traz resultados positivos na qualidade de vida e no bem-estar.

  • Promove o autoconhecimento;
  • Desvenda a origem dos comportamentos;
  • Promove a conexão com as emoções;
  • Melhora os relacionamentos;
  • Fortalece a autoestima;
  • Trata os problemas psicossomáticos;
  • Gera mudanças.

Acompanhe também:

Psicoterapia online – a importância no tratamento de questões emocionais

Os desafios do RH no retorno das atividades