Saúde em Pauta

Atenção Primária à Saúde – qual a importância na pandemia

Saúde, Saúde Empresarial

A atenção primária é um conceito de assistência em saúde que tem como foco a prevenção, a orientação, o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo do paciente.

Diante dessa definição, a atenção primária é considerada a porta de entrada da assistência à saúde, sendo o primeiro local procurado pelas pessoas quando surge algum problema. Desta forma, o atendimento deve ser acessível e composto por processos estruturados para otimização do serviço.

Atenção primária à saúde no controle da COVID19

Nesse período de pandemia, a atenção primária é uma estratégia eficaz para fazer o controle da COVID19, não somente no sistema público, mas também na rede privada e dentro das empresas.

Exemplo disso, está a possibilidade de controle da propagação da doença dentro da própria empresa, pois todo o atendimento básico é feito no mesmo local. Sendo assim, num primeiro momento, evita-se que o funcionário precise procurar serviço médico externo, diminuído a exposição ao vírus.

Além disso, o núcleo de atenção primária também vai trazer agilidade para a tomada de decisão, caso algum funcionário tenha testado positivo. Desta forma, é possível fazer o manejo da doença, verificando quais pessoas ele teve contato e adotar protocolos setorizados de contenção.

Benefícios para a empresa

Outro fator importante sobre o núcleo de atenção primária, é que o sistema também é eficiente para a redução dos custos em saúde. Com o aumento da procura por atendimento médico neste período, é possível sistematizar ações preventivas e curativas. Assim, evita-se a busca mais frequente por atendimentos de emergência e urgência.

Outros benefícios:

  • Redução da taxa de absenteísmo e afastamentos;
  • Redução nos custos com planos de saúde;
  • Retenção de talentos;
  • Aumento no engajamento e motivação da equipe;
  • Aumento da produtividade;
  • Prevenção de doenças graves que demandam tratamentos mais complexos.

Além disso, a resposta na implantação de um programa devidamente estruturado de atenção primária também pode ser percebida na imagem que a sociedade tem da corporação.

Acompanhe também:

A saúde ocupacional em tempos de pandemia

Reduzir o custo do plano de saúde – 4 ações para implementar na sua empresa