Saúde em Pauta

5 dicas para incentivar seus colaboradores a cuidar da saúde

Saúde

Investir na prevenção de doenças e na manutenção da qualidade de vida dos colaboradores é mais eficaz e lucrativo do que, unicamente, fornecer ajuda para tratamento de doenças. Esse conceito já é bastante aplicado nas empresas que buscam reduzir custos com saúde, mas sem comprometer o bem-estar dos funcionários.

Para te auxiliar nessa missão, separamos algumas dicas de ações que você pode implantar na sua empresa. Confira a seguir!

1 — Crie campanhas que apresentem os malefícios do cigarro e forneça meios para parar de fumar

O cigarro é a causa de 14 tipos diferentes de câncer, além de fator de risco para diversas outras doenças. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia por causa do tabagismo.

Entretanto, mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas por ano se as pessoas evitassem fumar. Para auxiliar os funcionários fumantes, a empresa pode investir em palestras educativas, criação de grupos de apoio, programas de incentivo e motivação, entre outros.

2 — Desenvolva ações específicas para os portadores de doenças crônicas

Doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, fibromialgia e asma, não possuem cura, mas exigem tratamento ao longo de toda a vida. Normalmente, essas pessoas são as que mais necessitam de consultas e procedimentos médicos e uma das formas de reduzir custos com saúde é criar um programa de gestão de crônicos.

3 — Crie ações constantes de cuidado com a saúde

Além da tradicional ginástica laboral, que ajuda a reduzir a probabilidade de doenças ocupacionais, sua empresa pode adotar ações específicas e rotineiras. Por exemplo, palestras trimestrais sobre determinadas doenças e como evitar, ou campanhas educativas e semana de conscientização sobre qualidade de vida.

4 — Estimule exames periódicos e preventivos

Diversas doenças e complicações poderiam ser evitadas, ou ter o tratamento amenizado, se as pessoas fizessem exames de rotina para ajudar no diagnóstico precoce. Nesse campo, a comunicação ou RH da empresa podem, por meio de campanhas internas, conscientizar e estimular os funcionários a realizarem o check-up anual, autoexame da mama e exame de próstata.

Oriente-os também a consultar um médico sempre que notarem sintomas estranhos, e também tirar dúvidas sobre saúde e bem-estar com especialistas. Uma solução é o sistema NetCare, que fornece apoio sem precisar sair de casa e com acesso direto 24 horas por dia.

5 — Conscientize as pessoas sobre a importância do controle e redução da obesidade

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 20% dos brasileiros é obeso. Em relação aos riscos para a saúde, cerca de 75% das pessoas obesas sofrem de hipertensão arterial, 80% apresentam quadro depressivo e 40% das mortes por acidente vascular cerebral são ocasionadas por obesidade.

Para auxiliar seus colaboradores, invista em programas de visem o controle do peso por meio da reeducação alimentar, reprogramação mental, mudança de comportamento e inclusão de atividades físicas.

Gostaria de saber mais sobre dicas e informações sobre saúde empresarial? Se inscreva em nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo novo!